JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 4 - Edição 998 - Fortaleza - Abril de 2014

JM SOCIEDADE,ASTROS & ESTRELAS, SHOWS, OPINIÕES E O INUSITADO.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Desde a criação em 2007, a entidade, com ajuda de profissionais de saúde e voluntários, presta apoio aos pacientes com leucemia, linfoma, mieloma e outras patologias afins.


GRUPO CRIA ASSOCIAÇÃO PARA APOIO AO PACIENTE ONCO-HEMATOLÓGICO

Um grupo de pacientes do Ambulatório de Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, preocupados em minimizar o sofrimento uns dos outros, reuniram-se e organizaram uma associação: Grupo de Apoio ao Paciente Onco- Hematológico (GAPO).

Desde a criação em 2007, a entidade, com ajuda  de profissionais de saúde e voluntários, presta apoio aos pacientes com leucemia, linfoma, mieloma e outras patologias afins.

A  Presidente da ONG, Velúzia Medeiros, ela mesmo transplantada de medula óssea, busca agregar outras pessoas para realizar um trabalho em favor dos pacientes necessitados.

 Este ano, no período de 23 a 27 de janeiro, a entidade vai receber inscrições de candidatos ao trabalho voluntário. O interessado deve ser maior de idade e ter disponibilidade de, pelo menos, quatro horas semanais para se dedicar ao trabalho.

Precisa também, segundo Velúsia, basear-se nos critérios de compromisso, doação, disponibilidade, sensibilidade, metas, alegria, empatia, “chegar junto”.  O interessado pode entrar em contato  pelo telefone (085) 3223.2624  no horário de 8h às 12h.

O alto custo da medicação, a necessidade de locomoção para as consultas e de  informações precisas sobre sua patologia e tratamento são algumas questões que o paciente enfrenta.

Sensível a essas questões, a Presidente da ONG, Velúzia Medeiros, começou a motivar outras pessoas e hoje o GAPO é uma instituição civil sem fins lucrativos, formado por pacientes e familiares dos portadores de doenças onco–hematológica.

A entidade se mantém com recursos adquiridos com a venda de produtos de doações, feitos por empresas privadas e pelos próprios pacientes e familiares, que também fazem doações financeiras e de mão de obra.

Com a realização de bazar para venda de roupas e sapatos novos e usados, o Gapo gera recursos para aquisição de alimentos e manutenção da casa de acolhimento. Outra fonte de renda é por meio do Programa sua Nota Vale Dinheiro, da Secretaria da Fazenda.

-Com a arrecadação dos cupons fiscais são adquiridos vales transportes e lanches que são distribuídos diariamente para os pacientes do ambulatório de Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC, explica.

O Grupo garante também o aluguel de um espaço onde funciona a sede (Rua Samuel Uchoa, 1388 – Rodolfo Teófilo) e casa de apoio para os pacientes oriundos do interior do Estado. Eles vêm para a consulta pela manhã e, de acordo com Velúsia, passam o dia em Fortaleza “porque o transporte da Prefeitura só os busca no turno da tarde.”

Outro serviço prestado é o de assessoria jurídica. Velúsia afirma que a entidade tem obtido êxito nos casos de garantir, aos pacientes, medicamentos de alto custo que a Secretaria de Saúde não contempla no seu protocolo.

A Presidente do Gapo ressalta a atenção dada às campanhas de conscientização sobre as doenças onco-hematologicas e à imporância do Transplante de Medula Óssea (TMO).

Todo mês, o GAPO realiza encontro com pacientes do Ambulatório de Hematologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). “Com a equipe médica, nossos voluntários conseguem dar assistência àqueles pacientes que, por estarem hospitalizados, não podem se deslocar até a sede da instituição.

Este ano iniciamos o mesmo trabalho no Ambulatório de Hematologia da Santa Casa de Misericórdia, o beneficio que estes pacientes têm recebido é de grande valia para todos nós”,

Segundo ela, a intenção é estender o método de trabalho do GAPO a outras unidades de saúde, “promovendo a troca de experiências e o vinculo familiar, enfim a segurança que o paciente sente em saber que pode chegar e ser acolhido com amor. Sabemos que são muitos os que ficam internados longe de seus familiares e amigos aguardando ansiosos por sua alta para retornarem ao seio familiar”.

Quem se sentir sensibilizado e desejar colaborar o GAPO pode entrar em contato com a entidade. De acordo com Velúsia, são bem-vindas, doações de mão-de-obra, roupas novas e usadas, produtos não perecíveis e doação financeira pela Conta N° 1138-8  Op. 003  Ag  1469 da Caixa Econômica Federal.

Para quem não pode fazer doação de natureza material, mas pode doar tempo, Velúsia tem um recado especial: "Doar um pouco do sue tempo a quem acha que não há mais tempo pra nada faz toda diferença na vida de quem recebe um diagnostico de câncer. É o renascimento para uma nova vida."

Mais informações: Velúzia Maria G. Medeiros, presidente do GAPO – (fone: 85 3223 2624 / 8822 7700)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.