JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 4 - Edição 998 - Fortaleza - Abril de 2014

JM SOCIEDADE,ASTROS & ESTRELAS, SHOWS, OPINIÕES E O INUSITADO.

Opinião

BOA NOTICIA DE 2011


Jornalistas e autoridades
Falam sobre “as boas notícias”
De 2010 e as esperanças
De melhores notícias em 2011

Quem costuma estar na mídia e quem pauta o noticiário lida com enxurradas de informações positivas e negativas. Mas, quais foram mesmo àquelas notícias que fizeram a diferença para a sociedade? A ABN quis saber de autoridades e jornalistas de Fortaleza à resposta para duas perguntinhas: Dentre as informações que o Senhor (a.) deu em 2010 qual escolhe como a Boa Notícia? E que Boa Notícia o Senhor (a.) espera dar para a população em 2011? Eis as respostas.

Luizianne Lins –
Prefeita de Fortaleza

Boa Notícia em 2010 - “Batalhamos muito até agora para garantir recursos e condições para mexer na infra-estrutura da cidade. Tivemos sucesso e hoje Fortaleza é um canteiro de obras.

O Transfor está preparando a estrutura viária, o Drenurb vem para resolver os problemas de drenagem, o Vila do Mar, no Pirambu, está mudando a vida numa área de extrema pobreza, com muitas carências, mas também uma das regiões mais belas da cidade, a Praia de Iracema está sendo transformada para voltar a ser referência no turismo, lazer e cultura, o Hospital da Mulher está sendo erguido e revolucionará o atendimento a mulher em nossa cidade, os Cucas trazem uma política especial para a juventude. Temos muito o que comemorar”.

Boa Notícia que espera dar em 2011 - “Conclusões e avanços nessas grandes obras, o início de novas, como as do Prodetur Fortaleza (com ações na Beira Mar, Morro Santa Terezinha e Praia do Futuro), bem como os recursos conseguidos para o Aldeia da Praia (no Titanzinho e Serviluz). E nossas ações em ordenamento urbano, fiscalização, limpeza e urbanização, que deixarão Fortaleza cada vez melhor.”

Ernane Barreira - Presidente
do Tribunal de Justiça do Ceará

Boa Notícia em 2010 - “O início da virtualização dos processos do Judiciário estadual que contribuirá para melhor prestação jurisdicional.”

Boa Notícia que espera dar em 2011 – “No Ceará, a sociedade começa a se beneficiar com os processos eletrônicos que tramitam com muito mais rapidez.”



Assis Araripe - Reitor da
Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Boa Notícia em 2010 - “A avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, não apenas manteve todos os Mestrados e Doutorados, como elevou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias para conceito 6 (seis), portanto de nível internacional, e os Mestrados em Cuidados Clínicos em Saúde; em Educação; e em Planejamento e Políticas Públicas, com nota 4.

Os doutorados em Saúde Coletiva (4) e em Biotecnologia (5) mantiveram a mesma pontuação. Isto é fruto das ações empreendidas pela atual administração em proporcionar, a todas as áreas da Universidade - Graduação; Pós-Graduação; Extensão e Pesquisa - melhores condições de funcionamento.

Boa Notícia que espera dar em 2011 - “A abertura de concurso para professores efetivos, cobrindo, assim, as atuais carências ocorridas por conta de aposentadorias.”

Fátima Fernandes Veras - Reitora da
Universidade de Fortaleza (Unifor)

Boa Notícia em 2010 - “A parceria da Unifor com o hospital Waldemar Alcântara que vai oferecer estágio e internato médico aos alunos de medicina da Unifor.”

Boa Notícia que espera dar em 2011 - “Inauguração do Biotério da Unifor, que irá acrescentar muito para a pesquisa científica no Ceará.”

Jesualdo Farias - Reitor da Universidade
Federal do Ceará (UFC)

Boa Notícia em 2010 - “A aprovação do ENEM como processo seletivo para a UFC pelo Conselho Universitário. Acreditamos que a avaliação com base em habilidades e competências trará, no médio prazo, uma melhoria significativa no ensino médio do país (público e privado).

Boa Notícia que espera dar em 2011 - “Esperamos superar as dificuldades do nosso complexo hospitalar e anunciarmos o pagamento de todas as dívidas e o início do investimento na recuperação da infraestrutura do HUWC e da MEAC.”

Carlos Alberto Alencar - Editor chefe do Jornal O Estado

Boa Notícia em 2010 – “O fechamento da clínica de aborto do médico Dioníso Broxado Lapa Filho e a prisão dele e de funcionários da clínica. Acho que este fato é emblemático na luta contra o aborto e a favor da vida. Pode ajudar a desestimular a prática indiscriminada do aborto, que coloca em risco a vida de mulheres - e muitas vezes mata – particularmente aqueles que não têm condição de acesso à saúde.”

Boa Notícia que espera dar em 2011 – “Eu gostaria de dar a notícia de que a violência e a criminalidade estão sendo reduzidas em Fortaleza, no Ceará e no mundo. Juntamente, gostaria de informar aos nossos leitores que a sociedade está vencendo a luta contra as drogas, particularmente o crack, que dizima, literalmente, nossas crianças e jovens.”

Fátima Sudário - Diretora Executiva do O Povo

Boa Notícia em 2010 – “O jornal deu pelo menos três boas manchetes de educação, sobre índice de melhoria de desempenho, que são bem animadoras. Seguem reproduzidas abaixo:

Alfabetização e Leitura -Desempenho de alunos da rede pública cresce 20% (Sábado, 5/6/2010); Educação Pública - As 50 escolas que fazem a diferença (Sexta-feira, 9/7); - Alunos cearenses estão lendo e escrevendo mais (Quarta-feira, 20/10). Porém, tem uma que não foi manchete, mas pra mim faz toda diferença: a campanha do jornal para a construção da Casa do Sol do Nascente”.

Boa Notícia que espera dar em 2011 – “Duas boas notícias: Que não tem mais nenhuma criança fora da escola e que a cidade está em paz: que conseguiu se organizar urbanisticamente, que o trânsito está mais racional.”


Claylson Martins – Presidente do Sindicato
dos Jornalistas Profissionais no Estado do CE

Boa Notícia em 2010 - "A mobilização dos movimentos sociais em prol da democratização da comunicação no país. Nunca, desde a realização da Conferência Nacional de Comunicação, se falou tanto em democratizar os meios de comunicação, torná-los acessíveis a todos de verdade, concessões públicas que eles são (no caso de rádios e televisões). Os primeiros passos estão sendo dados e noto que há um interesse maior por parte de todos para que essa discussão seja levada em frente."

Boa Notícia - Lei dom Edmilson da Cruz - Plínio Bortolotti

Organizações da sociedade civil iniciaram movimento para propor emenda constitucional alterando a forma de reajustar o salário dos parlamentares. O objetivo é coletar um milhão de assinaturas e apresentar um projeto de lei de iniciativa popular alterando a Constituição, de modo a vincular o aumento dos congressistas à variação do salário mínimo. A movimentação começou depois que os deputados federais (seguidos por deputados estaduais e vereadores) autoconcederam-se reajuste de 61,8%. Uma página na Internet, o “Nossa Lei” (http://www.nossalei.com.br) está coletando assinatura para apresentar o projeto no Congresso Nacional.

O colunista Fábio Campos (“Política”, edição de 24/12) propôs que o projeto receba o nome de Lei Dom Edmilson Cruz. O bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE), 86 anos, recusou-se a receber no Senado a comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. O motivo: protestar contra o aumento dos parlamentares.

No artigo anterior, “Deputados devem ganhar bem, mas aumento foi abusivo” (http://migre.me/38RUY), divulguei estudo da Transparência Brasil mostrando que o salário representa apenas 27% do valor que um deputado recebe anualmente. As verbas adicionais, a maior parte do subsídio, são bem mais difíceis de controlar. Na semana que passou, por exemplo, tornou-se público o uso que fez da “verba indenizatória” o futuro ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB-MA): apresentou nota fiscal de R$ 2.156 de um motel em São Luís para justificar pedido de ressarcimento de despesa.

Alguns deputados justificam essas verbas como necessárias para o exercício do mandato. Acredito que sejam, para aqueles que honram os votos que recebem. Mas, então, deveriam cuidar de estabelecer regras rígidas para que sejam, de fato, bem utilizadas.

(A propósito: o projeto deveria buscar outro índice para vincular o reajuste dos parlamentares, pois o salário mínimo vem recebendo reajustes bem acima da inflação.)

* Artigo publicado em 30.12.2010 no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor.

Plínio Bortolotti é Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO - plinio@opovo.com.br

• Fonte: E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

----------------------------------------

Caminhar para respeitar a vida existente
em todos os seres

Flávio Rezende


O ser humano já soma uma boa data existencial neste planeta que chamamos de Terra. Apesar de tantas oportunidades de crescimento, de aprendizado e de evolução em várias áreas do saber e da tecnologia, ainda apresentamos comportamento rudimentar em algumas áreas, as quais certamente um dia, espero ver a raça avançar.

É difícil de acreditar que com tantos alimentos, tantas áreas disponíveis para o cultivo, tanta terra, grãos e alimentos diversos, ainda não criamos um mecanismo de distribuir tudo de maneira equânime, contemplando todos e tirando da miséria e da fome vários de nossos irmãos.

A teoria de que é preciso fazer algo para se ter alguma coisa é fruto de uma mente egoísta, podemos e devemos sim repartir o pão e oferecer para outros seres melhores condições para que possam efetivamente ter trabalho. Raro encontrar aqueles que não queiram ter um ofício, uma ocupação, o que falta para muitos, são condições para isso, uma vez que governos corruptos ou com políticas equivocadas, provocam a exclusão de milhões, com conseqüências nefastas para o coletivo mundial.

Além de procurar uma forma de gestão que perceba o ser humano como terráqueo e não como brasileiro, americano ou afegão, procurando implantar uma postura gerencial acima de questões religiosas, raciais e políticas a, nossa espécie, precisa parar de se achar superior aos demais seres, provocando a morte dos mesmos para o agrado do seu paladar, sem perceber ali, sinais de vida, necessidade de permanência existencial e, precisa exercer de maneira correta a compaixão por todos.

Sidarta Gautama, o Buda, disse que devemos ter compaixão por todos os seres vivos. É necessário que caminhemos para uma evolução interior. Absortos em chips, botões, imagens tridimensionais e em DVD, LCD, HD vamos perdendo o nosso lado humano, ficando apenas o SER, individualizado, repleto de mordomias e, cada vez mais distanciado do se importar, do se engajar, do se socializar para que vendo tudo como uma unidade, possa efetivamente ter um comportamento planetário de inclusão, o que o mestre Jesus chamou de amor.

O amor que tanto falam, longe de ser um beijo, distante de ser um abraço, sem condições de ser um casamento, é o cimento, é a liga, é o que fortifica o todo, o conjunto, no respeito à vida do próximo, no compartilhar do pão, no dar as mãos para que todos possam ter o que fazer.

Milhões de seres vivem sem matar um só animal. Não se acham superiores e nem comungam de afirmações que dizem que eles vieram para nos servir. Textos sagrados não são conclusivos. Vem um, depois outro, quem tem razão? Analisando qualquer um, chegamos a conclusões diferentes.

Leio o sagrado com os olhos do bem e, encontro em todos eles a pregação do amor, da cidadania planetária e o respeito a todos os seres vivos.

Neste Natal e nos anos novos que surgirão, o verdadeiro presente, a grande promessa, a amorosa postura que todos devemos ter para com um futuro dourado, é deixar os animais vivos pela Terra, curtindo suas existências, dando de mamar a seus filhos, nadando, voando, correndo, participando da grande festa da vida sem estresse, sem preocupação, sem medo e sem perseguição, confinamento ou aprisionamento.

Um dia todos habitaremos este amado planeta de maneira verdadeiramente sadia, correta, repartindo a produção, dando chance ao irmão, convivendo com os animais, pois se existe evolução, ela deve ser inclusiva e pela vida e, com muito amor no coração.

Flávio Rezende é Escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN - escritorflaviorezende@gmail.com



-----------------------------------------------------------------


A paz e uma nova ética

Francisco Souto Paulino*


Mesmo numa época em que o mundo parece precipitar-se em um novo conflito insensato, deveremos procurar os indícios de paz. Procurar a paz é tudo que podemos fazer para exorcizar as forças que impulsionam a destruição.

Há momentos que ficamos a pensar que a paz parece ser um objetivo inatingível no nosso planeta. Isso acontece porque temos mais habilidades para imaginar a discórdia do que objetivar a verdadeira harmonia.

Muitos estudiosos do assunto já interrogaram e continuam a pesquisar, “será que a natureza espetacular e dramática da guerra exerce tal fascínio sobre o nosso imaginário coletivo e individual?”.

Temos uma grande facilidade de sermos seduzidos e arrastados para o turbilhão da violência que está sempre tentando nos submergir, independentemente do tempo e espaço que ocupemos, ao ponto de preferirmos histórias de catástrofes ao invés das histórias que culminam com a paz.

Precisamos diante dessa realidade do conhecimento de que o mundo está sendo devastado. Não poderemos construir a paz sem reconstruirmos, antes de tudo, o que foi mutilado pelo processo das diversas formas de guerras pelas quais passamos.

O objetivo de “construir a paz” é, igualmente, uma forma de impedir, no cotidiano, os efeitos perversos de todos os tipos de exclusões e discriminações, alimentadas pela mundialização e pela ignorância do outro, no seio de sociedades cada vez mais multiculturais, multiétnicas e multilinguísticas. Tal ignorância, se não lhe for prestado o devido cuidado, poderá levar a uma repetição dos erros mortíferos do passado.

Certamente, em escala internacional, estamos bem longe, tanto da paz perpétua imaginada por Kant, quanto dos vínculos sólidos a serem estabelecidos, no âmago de cada sociedade, entre paz e segurança humana, como havia sido repetido incessantemente por Spinoza. E, no entanto, são numerosos aqueles que souberam encontrar sua via para a paz, que vivem em paz, atualmente, com eles próprios e com seus vizinhos, tendo decidido transformá-la em sua causa no mundo inteiro.

O testemunho dos benefícios da paz duradoura, talvez, seja ainda a melhor forma de banir o cinismo de quem pretenda levar-nos a acreditar que a paz é um objetivo inacessível, quando todas as provas à nossa disposição demonstram exatamente o contrário.

A Agência da Boa Notícia na essência de sua missão acredita e estimula a cultura de paz através da comunicação, para fortalecer, na notícia, o compromisso com a valorização da vida. Continuaremos no Ano Novo a palmilhar o caminho que melhor possa chegar a um razoável estado de paz. Como explicita Leonardo Boff “Tudo o que existe e vive precisa de ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra. O cuidado é mais fundamental do que a razão e a vontade”.

A ótica do cuidado funda uma nova ética, compreensível a todos e capaz de inspirar valores e atitudes fundamentais para a fase planetária da humanidade.

“A paz pode ser uma grande e harmoniosa dança que tem seu tempo de treinar, de aprender, de conduzir e ser conduzida por um passeio permeado de mudança”.

“A paz sem ação é estagnação, é ausência”.

* Francisco Souto Paulino é Presidente da Agência da Boa Notícia


------------------------------------------------------------------------------

ESPAÇO PARA PEDESTRES

Celina Côrte Pinheiro


Caminhar pelas calçadas de Fortaleza é um ato quase heróico. Além da violência urbana que nos amedronta, enfrentamos ainda o calçamento irregular que exige equilíbrio e disposição para, de vez em quando, sairmos de um desconforto para outro igualmente arriscado: a pista. Nada incomum vermos pessoas caminhando no asfalto das ruas de Fortaleza, seja por um hábito provinciano ou pelas más condições das calçadas que abrigam buracos, lixo ou veículos de clientes de estabelecimentos comerciais. Não sobra espaço para o pedestre.

A facilidade de locomoção trazida pelo desenvolvimento da indústria automotiva não ocorreu de forma atrelada ao preparo das cidades para seus pedestres. Enquanto a maioria dos acidentes de trânsito em países desenvolvidos ocorre por colisão entre veículos, no Brasil as vítimas são principalmente pedestres e morrem por atropelamento.

A vulnerabilidade do pedestre aos politraumatismos, às lesões graves e à morte é bem maior, por ele se achar desprotegido contra a ação direta dos veículos. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) a cada quatro horas é registrado um atropelamento em Fortaleza e, a cada três dias, morre um pedestre. A ocorrência é de tal gravidade que o índice de mortalidade dos pedestres acidentados chega a superar o de motociclistas.

O elevado percentual de mortes de pedestres é um indicativo claro, não apenas da falta de segurança das vias públicas, bem como da falta de educação da população (motoristas e pedestres) no trânsito. Motoristas necessitam se conscientizar do dever de respeitar os pedestres, parando o veículo ou reduzindo sua velocidade para redução de riscos. Por sua vez, os pedestres não podem se eximir de respeitar as leis do trânsito.
Ações educativas continuadas dirigidas a pedestres e motoristas, implantação precoce da educação de trânsito nas escolas, formação de multiplicadores entre crianças e adolescentes, aplicação de multas a quem desobedeça as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são algumas das formas de se coibir comportamentos indesejáveis no trânsito. É necessário, contudo, que o planejamento da cidade leve em conta os pedestres para que eles possam transitar com segurança e sujeitos a um menor risco de acidentes.





-------------------------------------------------

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.