JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 4 - Edição 998 - Fortaleza - Abril de 2014

JM SOCIEDADE,ASTROS & ESTRELAS, SHOWS, OPINIÕES E O INUSITADO.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Opinião

Fim da pobreza
 Eduardo Fontes 
           
Dilma Roussef apresenta como uma das metas principais à frente do governo acabar com a pobreza no Brasil. Combater a miséria e debelá-la seria o termo mais correto, pois pobreza não indica estado de miserabilidade. Pobres, sempre o tereis entre vós, já profetizava Jesus. Pobreza não é motivo de desonra nem de vergonha para ninguém, ensinam os mais velhos.

Vergonhoso é matar, roubar, enveredar pelos descaminhos do crime, principalmente se for para lançar mão do alheio. Infelizmente, a regra de ouro de antigamente hoje é exceção, pois cresce a avalancha dos falsos valores, onde a obtenção de riqueza a qualquer preço faz a diferença.

Os meios pouco importam. O aceno a uma vida de facilidades e de conforto a perder de vista, tornou obsoletos os antigos conceitos morais herdados de geração a geração, e assiste-se agora a um verdadeiro vale tudo de despudor e de desumanidade. As mentes estão programadas para o exercício diário da inveja, da ambição, da calúnia, da competição sem ética, cujo norte é "vencer na vida" a qualquer preço, mesmo da honra e da dignidade tão exaltadas pelas gerações precedentes.

Os estereótipos de beleza, de corpo escultural, com prevalência de uma magreza doentia, provocam sofrimento psicológico e não poucos renegam a própria imagem, na busca da eterna juventude, como Narcisos redivivos.

Muitos não se envergonham dos atos de corrupção praticados contra o erário, propiciadores de enriquecimento ilícito. Assim, antes de acabar com a pobreza, no bom sentido, é necessário combater as causas motivadoras da miséria social, sem esquecer a miséria moral, hoje tão viçosa e danosa ao organismo da Nação, quanto o é a primeira, e tão presente e atuante na sociedade, responsável por causar o descrédito nas instituições políticas e nos homens públicos, dentre outros setores. Ser pobre com dignidade é honroso. Vergonhoso é ser rico e ladrão. Feia é a miséria, pois aponta diretamente para a necessidade de justiça, fiel ao conceito aristotélico.

Artigo originalmente publicado no jornal Diário do Nordeste de 14 de fevereiro de 2011.

Eduardo Fontes é jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.